Leia Mulheres Teresina
O Leia Mulheres surgiu com base na ideia da escritora Joanna Walsh que propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) nas suas redes sociais e consistia basicamente em ler mais escritoras.
Em 2015, Juliana Gomes convidou as amigas Juliana Leuenroth e Michelle Henriques para transformarem a ideia de Joanna Walsh em algo presencial em livrarias e espaços culturais. Um convite a leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. A ideia ganhou a simpatia de outras mulheres em diversas cidades do Brasil.
Em Março de 2017, Lorena Nery Borges iniciou o contato para a implantação do Clube em Teresina e em Junho do mesmo ano aconteceu oficialmente o primeiro encontro do Clube Leia Mulheres Teresina. Em 04 anos de Atividades o Leia Mulheres Teresina já debateu autoras de diversas nacionalidades e etnias, dando ênfase também na divulgação de autoras locais e eventos como exposições, saraus e lançamentos de livros.
Atualmente o Leia Mulheres existe em 184 cidades brasileiras e 03 internacionais, contando mais de 300 mulheres nas mediações, entre as quais estão as piauienses Lorena Nery e Dani Marques.
AJEB-PI
08 de abril de 1970 foi fundada a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, em Curitiba-Paraná. Atualmente a AJEB mantém Coordenadorias em vários estados do Brasil com a finalidade: estimular a união entre jornalistas e escritoras de todo o país, sob o lema “A Perenidade do Pensamento pela Palavra”.
Em 11 de dezembro de 2018, durante Solenidade Oficial na Academia Piauiense de Letras, tomaram posse as Diretoras da AJEB Coordenadoria Piauí compondo seu quadro de membros-fundadoras. Tendo como Patronesse Amélia Beviláqua – escritora, redatora e imortal da cadeira 23 da APL: Jasmine Ribeiro Malta – Presidente Coordenadora, Daniele Marques – Primeira Vice-Presidente Coordenadora, Dina Magalhães – Segunda Vice-Presidente Coordenadora, Lorena Nery Borges – 1ª. Secretária, Lais Romero – 2ª. Secretária, Alzerina Pinho – Tesoureira, e Marleide Lins – Diretora de Comunicação, ao pleito de 2018/2020.